Perfil Pessoal


Psicólogo responsável
Marco Sinicco

Data de emissão
26/07/2010

Nome do grupo
Empresa X

Avaliado
Mauricio Rosemberg
 

 


HumanGuide Brasil
 

 

Psicólogo responsável: Marco Sinicco
CRP: 1122451


Perfil Analítico


HumanGuide Brasil
 

 

Psicólogo responsável: Marco Sinicco
CRP: 1122451


Laudo

 

Mauricio Rosemberg costuma ser sensível às expectativas externas. Sendo assim, procura colocar-se de uma maneira comedida, sempre buscando se integrar ao meio circundante. Dificilmente exibe comportamentos inadequados, já que observa e considera a perspectiva do outro antes de se expressar. Como possui capacidade de empatia e receptividade,ao tomar decisções avalia o impacto que poderá ter sobre as outras pessoas. Eventualmente enfrenta dificuldade para se posicionar em situações nas quais possa parecer antipático ou tenha que contrariar os desejos da maioria. Suas características favorecem o desempenho de atividades relacionadas com atendimento ao cliente e consumidor, onde predominam o cuidado com a imagem, a disponibilidade para atender pessoas e prestar serviços.


Mauricio Rosemberg tem grande necessidade de se mostrar e de se apresentar, pois, para ele o reconhecimento dos outros é fundamental. O impacto e a impressão que deixa são muito importantes. Gosta de atividades que sejam voltadas para o público e que tenham relação direta com a imagem. Para isso, emprega instrumentos que favoreçam a divulgação e aceitação de seu trabalho junto às pessoas ou ao público de modo geral. O ambiente de trabalho ideal para Mauricio Rosemberg deve ser bonito e glamouroso, além de favorecer a visibilidade pessoal e de sua atividade. Com propensão para a vaidade, tem grande preocupação com a própria imagem, tornando-se muito sensível às expectativas das outras pessoas. Possui agudeza de espírito e versatilidade, capta os códigos sociais predominantes e adequa-se a eles facilmente. Sente-se profundamente desmotivado quando mostram indiferença ao seu trabalho, ou o impedem de expor sua autoria e exibir o que faz.


Mauricio Rosemberg exibe forte tendência à vaidade, desejo de causar impressão positiva, de estar no centro das atenções, de ser ouvido e visto. São comuns as expressões comportamentais dramáticas dirigidas à sedução, ao facínio ou até mesmo um efeito de choque nas pessoas, desde que produzam repercussão favorável em sua imagem. Busca obter atenção através de posicionamentos e colocações exageraradas ou radicais, o que pode provocar perda de credibilidade. Muitas vezes, ao dar elevado valor às consequências políticas de suas decisões, deixa de considerar seus resultados efetivos.


Mauricio Rosemberg apresenta elevada receptividade com grande facilidade de adaptação, e costuma manter-se atento às necessidades das outras pessoas. Dotado de forte sensibilidade, é afetuoso, gosta de estar próximo dos outros, e de estabelecer relacionamentos calorosos. Possui grande capacidade de empatia, capta com facilidade os sentimentos e as necessidades dos que estão à sua volta, pois costuma entender seus pontos de vista. Sente-se feliz quando pode atender as pessoas e contribuir para a harmonia nas relações interpessoais em seu ambiente de trabalho. Em geral, ouve e considera as ideias, os sentimentos e as experiências dos outros ao tomar decisões. POde mostrar-se um tanto indiferente a figuras de autoridade, preferindo estruturas horizontais, nas quais os funcionários estão no mesmo nível hierárquico. O tato, o cuidado e a diplomacia constituem importantes qualidades suas.

 


HumanGuide Brasil
 

 

Psicólogo responsável: Marco Sinicco
CRP: 1122451



Como resultado do seu desejo natural de agradar as pessoas, Mauricio Rosemberg demonstra preocupação excessiva com as necessidades alheias. Sua tendência de aceitar os outros como são, faz com que seja complacente, mas, por outro lado, essa característica favorece o bom relacionamento e faz com que consiga enxergar a perspectiva do outro ao tomar decisões. Pode apresentar tendência a fazer mais concessões do que necessário, o que pode comprometer a consecução das próprias metas e objetivos. Por vezes, também pode encontrar dificuldade para perceber quando ultrapassa os limites seguros entre a esfera pessoal e a profissional.


Mauricio Rosemberg mostra-se muito sociável, falante e comunicativo, busca ter contato com muitas pessoas e favorece o trabalho em equipe. Seus principais recursos são a comunicação e a negociação: com eles, ao expor suas ideias, conquista colaboradores para seus projetos, negocia e exerce liderança. Manifesta grande necessidade de aceitação por parte dos colegas, ficando suscetível à ansiedade e tensão diante da ameaça de rejeição ou isolamento. Expressa clara preferência por ambientes de trabalho informais e gosta de falar sobre temas amenos e divertidos. Em geral, tende a ser uma pessoa otimista e bem humorada, aberta a negociações e à troca de ideias. Mantém amplo círculo de amigos e conhecidos, já que não gosta de ficar só. Esta rede de contatos revela ser uma valiosa fonte de informações para ele. Adota um estilo de liderança marcado pela participação, com tendência a promover um excesso de reuniões e debates, insistindo na busca de decisões e soluções de consenso.


Ao se comunicar oralmente, devido a uma tendência à falta de objetividade, Mauricio Rosemberg pode se delongar por tempo além do apropriado para manter a atenção das pessoas. Costuma dar preferência para as relações informais e, às vezes, não observar regras de conduta mais austeras, próprias da maioria dos contextos corporativos. Em alguns momentos pode produzir a sensação de que não consegue perceber quando ultrapassa os limites seguros entre a esfera profissional e a informalidade, denotando dificuldade para reconhecer e atribuir a devida seriedade a determinadas situações.


Mauricio Rosemberg tende a ser uma pessoa racional, objetiva, disciplinada e organizada. Expressa necessidade de realizações de natureza mais empírica. Exibe afinidade com atividades técnicas, de cunho organizacional e administrativo, embora estas nem sempre sejam o foco de seus interesses. As habilidades derivadas da razão, aparecem como instrumento de trabalho ou como recurso complementar, e, deste modo, não ocupam papel central em seus investimentos. Manifesta consciência e comprometimento profissional, cumpre com seus deveres, respeitando regras e diretrizes externas.


POR OUTRO LADO:
Relativamente estável, Mauricio Rosemberg revela necessidade de manter e conservar, e de dar continuidade às coisas que faz, levando-as à sua conclusão. Expressa afinidade com atividades que lhe permitem manusear seu objeto de trabalho, e sente-se atraído pela matéria e pelo que é tangível, bem como de natureza econômica e financeira. Possui tendência a apreender a realidade de forma mais pragmática, e busca obter resultados quantificáveis, duradouros e palpáveis. Apresenta disponbibilidade para investimentos em objetivos de longo prazo, que exigem paciência e constância. Gosta de desempenhar atividades que resultam em algo estável, tanto no âmbito material como pessoal, como o estabelecimento de vínculos de amizade e relações comerciais duradouras.


Mauricio Rosemberg costuma manter uma atitude cética perante os fatos, e prefere lidar com questões práticas, objetivas e previamente planejadas. De modo geral, evita se envolver com atividades que requerem o uso intenso da imaginação, rejeitando assim, o trabalho mais intelectual. Apresenta uma modalidade de aprendizagem orientada para o utilitarismo. Suas escolhas costumam ser marcadas pela ação sobre a realidade, em detrimento da reflexão sobre os processos. Sendo assim, opta por atividades profissionais com objetivos e procedimentos práticos, claramente definidos, preferencialmente, que não exigem a solução de problemas complexos, ou a elaboração de projetos.



HumanGuide Brasil
 

 

Psicólogo responsável: Marco Sinicco
CRP: 1122451


Questões de natureza social, de oferta de auxílio ou contribuições mais amplas à coletividade, exercem baixa ou nenhuma influência na mobilização e envolvimento de Mauricio Rosemberg. Costuma esquivar-se de relações que impliquem assumir qualquer tipo de responsabilidade sobre terceiros. Valoriza a liberdade e acredita que situações que envolvem a prestação de ajuda limitam sua mobilidade e reduzem seu grau de independência. Prioriza atividades que permitem atuar com autonomia e assumir responsabilidade somente pelos próprios atos. Deste modo, sente-se atraído por situações de risco e que exigem deslocamento.


Mauricio Rosemberg tende a evitar situações de conflito e confronto direto, adotando estratégias conciliadoras, em consonância com as necessidades das demais pessoas. Gostaria de superar os obstáculos que se antepõem à realização de seus objetivos, mas, quando exigem um esforço elevado ou uma atitude firme e impositiva da sua parte, pode renunciar a eles. É comum adotar postura de hesitação diante de situações de conflito, e não raro ceder quando pressionado. De um modo geral, exibe comportamentos mais reativos, preferindo ambientes tranquilos e atividades menos competitivas e movimentadas.